Como funciona um pedal de expressão?
Dentro de um pedal de expressão existe apenas um componente eletrônico passivo que é um potenciômetro linear. O giro do potenciômetro ocorre de forma proporcional à posição do pedal, isto é; pedal no mínimo -> potenciômetro no mínimo, pedal no máximo -> potenciômetro no máximo.
Através do cabo de ligação, o valor do potenciômetro é percebido pelo equipamento (pedal/pedaleira/controlador midi/teclado) que está sendo controlado.
Em alguns pedais simples de apenas um efeito, basta conectar o pedal de expressão e começar a usá-lo.
Em pedaleiras multiefeitos é necessário configurar conforme a necessidade do usuário pois dependendo do modelo é possível controlar vários efeitos ao mesmo tempo.
Que tipo de efeito um pedal de expressão consegue controlar?
Em pedais de apenas um efeito (exemplo: Boss PS-6), é possível controlar apenas o pitch.
Em pedaleiras multiefeitos é possível controlar volume, wah wah, whammy, ganho de drive, ganho de pré-amplificador, profundidade de delay, profundidade de tremolo, etc... de forma individual ou simultânea.
Em que tipo de equipamento posso usar um pedal de expressão?
Somente em equipamentos que possuem entrada (jack) para conectar um pedal de expressão. Alguns equipamentos permitem conectar até 4 pedais de expressão.
Um pedal de expressão precisa de fonte de alimentação?
Não. Um pedal de expressão é um equipamento passivo e não requer fonte de alimentação.
Obs: existem alguns pedais de expressão com circuito óptico, isto é, não possuem potenciômetro, e, para este circuito óptico funcionar é necessário uma fonte de alimentação.
Os pedais JKONCIMA são passivos e não necessitam de fonte de alimentação.
Qual a diferença entre pedal de expressão e pedal de volume?
Um pedal de expressão fornece a variação de um parâmetro elétrico à um pedal/pedaleira que irá interpretar este sinal e traduzir em controle de um ou mais efeitos (o sinal sonoro não circula pelo pedal de expressão).
Um pedal de volume recebe o sinal sonoro na sua entrada e ajusta o volume de saída de forma proporcional à posição do pedal (o sinal sonoro circula através do pedal de volume).
Todos pedais de expressão são iguais?
Existem diferentes modelos de pedais de expressão que são projetados de acordo com o equipamento onde serão conectados.
Um pedal de expressão TRS não vai funcionar em uma pedaleira onde deve ser conectado um pedal RTS, e vice e versa.
Um pedal de expressão TS de 10 K não vai funcionar em uma pedaleira onde deve ser conectado um pedal de expressão TRS, e vice versa.